Quem Somos

 Instalada no coração da favela pacificada do Vidigal, e inaugurada em 2013, a Casa Geração é uma escola de moda aberta para todos os jovens talentos de 18 as 25 anos, mas gratuita para moradores das favelas cariocas. Nossa missão é identificar esses talentos através de um detalhado processo de seleção e capacitá-los para empreenderem ou atuarem no mercado profissional, sempre os motivando a usar o imenso potencial criativo e sua riqueza de referências culturais para fazerem uma moda genuinamente brasileira. Mais do que acolher, orientar e capacitar, a Casa Geração transforma destinos ao empoderar estes cidadãos.


A Formação

Os curso para 20 alunos têm duração de um ano e é dividido em dois semestres: o primeiro de formação técnica e o outro de formação prática, onde os jovens são orientados por renomados profissionais nacionais e estrangeiros! 

Para reforçar o foco da nossa escola em inserção profissional, os professores mais do que conceituados, são realmente atuantes na indústria da moda, o que não só torna os alunos de fato aptos a enfrentarem a concorrência do mercado, como também os ajuda na formação um excelente networking. 

Além do curso anual, a Casa Geração promove diversos projetos especiais e workshops,   sendo  frequentemente solicitada por universidades de moda como a Estacio de Sá e a PUC, para desenvolver projetos junto a nossos alunos. 

Muitas parcerias com professionais de moda e marcas nacionais e internacionais são também promovidas pela escola, com a finalidade de desenvolver as variadas competências individuais e coletivas.

A Casa Geração matem também intercâmbios com outras escolas ou organizações. A escola de Arte e Tecnologia Spectaculu ESMOD, Central Saint Martins, são algumas delas.

O Programa

SEMESTRE 2(setembro-april)

Criação de uma coleção coletiva com peças de diferentes segmentos da moda (beachwear, activewear, streetwear, adolescente, moda feminine, moda masculina, moda sustentável, etc).

Em agosto, a direção da escola, junto com os professores,  fazem uma avaliação dos estudantes levando em consideração diferentes aspectos de seu desempenho no primeiro semestre, e seleciona 21 alunos, que terão a oportunidade de lançar uma coleção coletiva.

Para cada coleção capsula é identificado um mentor do mundo da moda nacional ou internacional. Este profissional irá acompanhar o grupo de alunos ao longo do desenvolvimento da coleção capsula, desde a concepção até oconceito de marketing.

A coleção sera apresentada na Casa de Criadores – SP,  em abril do ano seguinte.

SEMESTRE 1 (março-agosto, 16 horas por semana): 

Criação 4h / Imagem 4h/ Tecnicas Locais 4h / Empreendedorismo e Linguas 3h

Cada centro de interesse tem seu coordenador que é responsável pelo programa e por convidar profissionais aptos a cumprir com o programa

  • história da arte e da moda                  
  • expertise técnica: modelagem/moulage, costura, tecnicas artesanais e manuais                               
  • design de moda / processo criativo
  • conhecimento textil
  • impressão têxtil   
  • análise de tendências, comportamento
  • antropologia da moda  
  • identidade visual 
  • gestão da marca e empreendedorismo
  • Ethical Fashion / Upcycling
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VÍDEO EXPLICANDO O PROCESSO CRIATIVO DENTRO DAS COLEÇÕES NA ESCOLA - VIDEO ©FLORIAN TOMASINI

RESULTADOS

1200 inscrições em medio por ano-20 jovens diplomados por ano-500 horas do curso por ano

20 projetos especiais-7 coleções do fin do ano

95% do nossos alunos se sentem mais preparados para o mercado de trabalho

85% do nossos alunos tem sua auto-estima aumentada

80% dos graduados encontram anualmente trabalho na indústria da moda

 

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